+

Visitante estrangeiro

 

Todo e qualquer visitante estrangeiro deve estar ligado a um projeto, disciplina, ou evento registrado na UEM, estando assim, formalmente vinculado a uma atividade.

 

Docentes/Técnicos

      Antes ou imediatamente após à chegada:
  • Solicitar ao seu anfitrião inclusão em algum projeto, curso, disciplina ou qualquer atividade formalmente registrada na UEM. (Projetos de Extensão aceitam a inclusão de participantes da comunidade externa (Res. 040/97 - CEP)

 

  • Casos excepcionais ou da rotina de internacionalização deverão ser incluídos no projeto de Ações de Internacionalização (4546/2016 – DEX, sob coordenação da assessoria do ECI), com período de visita definido (exemplo: 30/03/2017 a 15/04/2017), por solicitação à assessoria.

 

 

Alunos de pós-graduação

 

      Antes ou imediatamente após à chegada:
  •  Aceite do departamento/orientador de interesse

 

  • Solicitar visto consular: Para atividades que requeiram o Registro Acadêmico (RA) da UEM será necessária a solicitação de visto consular

 

O visto é o documento concedido pelas Representações Consulares do Brasil no exterior que possibilita o ingresso e a estada de estrangeiros no território nacional, desde que satisfeitas as condições previstas na legislação vigente.
Para solicitar o visto, o cidadão estrangeiro deverá apresentar Formulário de Pedido de Visto devidamente preenchido, documento de viagem válido, comprovante de pagamento dos emolumentos consulares, Certificado Internacional de Imunização - quando necessário -, e demais documentos específicos para o tipo de visto solicitado.
 
Lembramos que, para obter o Registro Nacional de Estrangeiros junto à Polícia Federal – obrigatório para recebimento do Registro Acadêmico (RA), é necessário um número de visto. Sendo assim, mesmo para países em que não existe exigência de visto, para atividades dentro da UEM, ele deverá ser obtido.
 
      Solicite seu visto!
Cidadãos estrangeiros que desejam obter visto para viajar ao Brasil devem contatar as Representações Consulares brasileiras no exterior para obter mais informações sobre o pedido. Clique aqui para acessar a lista completa da Rede Consular brasileira ou aqui para informações de contato da Divisão de Imigração (DIM), área responsável pela coordenação da emissão de vistos no exterior.

Clique aqui para fazer o pedido de visto brasileiro.

 

  • Solicitar ao seu anfitrião inclusão em algum projeto, curso, disciplina ou qualquer atividade formalmente registrada na UEM. (Projetos de Extensão aceitam a inclusão de participantes da comunidade externa (Resolução Projeto DEX).
 
Depois da chegada:
  •  Ir até o Escritório de Cooperação Internacional para regularização e agendamento na Polícia Federal

 

 

Visitantes Estrangeiro na UEM

 

Planilha de registro de visitantes estrangeiros