+

Editais - Grants Internacionais

Setor de Projetos Internacionais

Se você tem interesse em participar de algum desses editais internacionais, nós podemos ajudá-lo!

Responsável: Prof.ª Karina Fidanza

E-mail: eci-proj@uem.br


 

RUFFORD SMALL GRANTS FOUNDATION

 

 

Caracterização geral da proposta:

A The Rufford Foundation fornece financiamento para projetos de conservação da natureza em países em desenvolvimento. O processo de financiamento é apresentado em cinco níveis de apoio. Os subsídios começam em £ 6.000 até £ 15.000 para projetos que concluam cada fase com sucesso. O objetivo principal da proposta é apoiar alunos de mestrado ou doutorado ou aqueles que se formaram recentemente nesses níveis. No entanto, considera-se outros candidatos se o projeto se enquadrar nos principais critérios acima, embora NÃO serão financiados alunos de graduação. Para informações detalhadas sobre critérios e os cinco níveis de apoio, acesse:

https://apply.ruffordsmallgrants.org/help/criteria#general_criteria

 

Elegibilidade:

Para concorrer aos recursos, instituições com projetos de caráter ambiental precisam se cadastrar no site e solicitar um apoio. Seu projeto deve ter como foco a preservação da natureza. Seu projeto não deve ser em um país desenvolvido. Seu projeto não deve estar em um país restrito. Você deve estar nos primeiros estágios de sua carreira de conservação.

Para informações detalhadas sobre os critérios de participação acesse: https://apply.ruffordsmallgrants.org/help/criteria

 

Data de envio da proposta:

Chamada contínua.

 

Acesse:

https://apply.ruffordsmallgrants.org/


 

AWESOME FOUNDATION - MICRO-GRANTS TO PROJECTS WORLDWIDE

 

 

Caracterização geral da proposta:

A The Awesome Foundation é uma comunidade global que promove o apoio financeiro a pequenos projetos, no valor de $ 1000 de cada vez. Cada “capítulo” totalmente autônomo, apoia projetos “incríveis” por meio de micro bolsas, geralmente distribuídas mensalmente. Essas micro concessões, de US $ 1.000 ou o equivalente local, são provenientes dos "curadores" do “capítulo” e são concedidas sem compromisso a pessoas e grupos que trabalham em projetos “incríveis”.

 

Elegibilidade:

Qualquer pessoa ou instituição no mundo é elegível para receber o aporte, basta inscrever seu projeto no site oficial.

 

Data de envio da proposta:

Chamada contínua.

 

Acesse:

https://www.awesomefoundation.org/en

https://www.awesomefoundation.org/en/chapters


 

MOHAMED BIN ZAYED SPECIES CONSERVATION FUND

 

 

Caracterização geral da proposta:

O The Mohamed bin Zayed Species Conservation Fund é uma organização filantrópica que disponibiliza doações para projetos de conservação de espécies em campo e destina-se especialmente para aquelas espécies mais ameaçadas de extinção do mundo. Por meio de um microfinanciamento inovador, o Fundo MBZ, que torna flexível e evita burocracia, capacita conservacionistas a se engajarem em atividades que minimizem a crise da extinção de espécies.

 

Elegibilidade:

Qualquer pessoa diretamente envolvida na conservação das espécies pode se inscrever no Fundo para obter um subsídio. Pretende-se que o Fundo apoie projetos que se concentrem nas necessidades de conservação de uma única espécie, mas as aplicações multiespécies seriam consideradas e há uma oportunidade de destacar uma "espécie primária", bem como espécies adicionais no formulário de candidatura online .O Fundo usará a Lista Vermelha da IUCN ( www.iucnredlist.org ) como o principal guia para o status de conservação de uma determinada espécie. Para as espécies não avaliadas por meio da lista vermelha da IUCN, serão aceitos outros métodos de avaliação e o envio de dados quantitativos para confirmar o status de uma espécie. As inscrições devem ser enviadas online, em inglês. Os orçamentos devem ser apresentados em dólares americanos. O Fundo não contribuirá para os custos básicos de funcionamento de uma organização ou despesas administrativas, mas reconhece que, às vezes, salários, estipêndios, diárias e custos de vida relacionados ao projeto podem ser uma parte vital do trabalho de conservação in situ. O valor máximo do subsídio do Fundo é de $ 25.000. O Fundo não fornecerá um subsídio superior a $ 25.000.

 

Data de envio da proposta:

O cronograma de inscrição de 2021 é de:

  • 30 de junho de 2021 para uma resposta no final de setembro de 2021.
  • 31 de outubro de 2021 para uma repetição no final de dezembro de 2021.

 

Acesse:

https://www.speciesconservation.org/grants/criteria

https://www.speciesconservation.org/grants/timetable


 

KYOTO WORLD WATER GRAND PRIZE

 

 

Caracterização geral da proposta:

O Japan Water Forum abre inscrições para o Kyoto World Water Grand Prize 2022. O vencedor do prêmio receberá 2.000.000 JPY (aproximadamente 18.000 USD, dependendo das taxas de câmbio flutuantes). O Grande Prêmio Mundial da Água de Kyoto foi criado para homenagear uma organização distinta envolvida em estudos de base relacionados à solução de problemas do uso da água em países em desenvolvimento. Também visa melhorar a qualidade das atividades de base e divulgar a importância dessas atividades em todo o mundo.

 

Elegibilidade:

Organizações de todo o mundo podem participar, enviando seus projetos em inglês.

 

Data de envio da proposta:

até 30 de abril de 2021.

 

Acesse:

http://www.waterforum.jp/?p=15125?tag=en,rep_en

http://www.waterforum.jp/pdf/News08_Kyoto2022_en.pdf

https://form.jotform.com/Japan_Water_Forum/Kyoto_Prize


 

SOCIETY OF WETLAND SCIENTISTS – HUMMENTOR

 

 

Caracterização geral da proposta:

HumMentor é um programa de mentoria patrocinado pela Society of Wetland Scientists (SWS) para estudantes de graduação e pós-graduação da América Latina e Caribe (LAC) que estão conduzindo pesquisas ou divulgação científica na ciência sobre áreas úmidas. Seus objetivos são: (1) estimular e promover a educação científica em áreas úmidas nos países da ALC, (2) incentivar a publicação de pesquisas colaborativas em áreas úmidas dos países da ALC e (3) desenvolver uma rede de cientistas e profissionais de áreas úmidas na América Latina e no Caribe. No âmbito do programa, um a três alunos trabalharão em colaboração em um projeto de pesquisa sobre áreas úmidas, sob a orientação de um cientista local de sua instituição anfitriã e uma orientação virtual de pelo menos um cientista internacional da Society of Wetland Scientists (SWS). Os projetos podem ser em qualquer aspecto da ciência das áreas úmidas e serão propostos por orientadores e alunos locais. Diferentes tipos de projetos são possíveis, incluindo pesquisa original, compilações de banco de dados, uma revisão regulatória regional, um estudo de caso em áreas úmidas em risco, uma revisão das áreas úmidas regionais mal documentadas, uma revisão de aspectos pouco conhecidos sobre áreas úmidas da ALC ou mesmo esforços de divulgação científica que comunicam os principais aspectos da ciência das áreas úmidas direcionados a públicos não científicos. Cada mentoria dura um ano e, ao final, os alunos devem preparar um documento de comunicação científica com base nos resultados do projeto.

 

Elegibilidade:

O programa está aberto a grupos de 1 a 3 alunos de graduação sênior ou alunos de pós-graduação em estágio inicial que estejam matriculados em uma instituição educacional na América Latina ou no Caribe. Cada aluno deve apresentar cópias das transcrições acadêmicas como prova de sua posição acadêmica superior.

 

Data de envio da proposta:

até 30 de abril de 2021.

 

Acesse:

https://www.sws.org/hummentor/

https://fs24.formsite.com/SWS2015/vgbuqa8cet/index.html

 


 

RESEARCH GRANT PROGRAMME - INTERNET SOCIETY FOUNDATION

 

 

Caracterização geral da proposta:

A Internet Society Foundation apoia colaborações de pesquisa globais que ressaltem a compreensão da Internet e do seu valor para todos. Serão destinados até U$S 200 mil para estudos de até dois anos nas seguintes áreas temáticas: 1) Tornando a internet mais ecológica e 2) A economia da internet. Este programa pode também se destinar a pesquisas envolvendo seres humanos ou animais desde que o projeto tenha sido certificado por um órgão responsável como ético e em conformidade com a legislação local. É responsabilidade do pesquisador principal do projeto obter essas certificações.

 

Elegibilidade:

Pesquisadores independentes devem ter um grau de pesquisa de pós-graduação (PhD, Masters) e publicações/patentes na área relevante. As instituições de pesquisa devem ser 501c3 ou equivalente, possuir missão alinhada a ambos, Internet Society Foundation e a Internet Society (ISOC) e devem ter uma missão alinhada com a da Fundação. Os requisitos detalhados de elegibilidade para todos os subsídios da Fundação estão descritos em https://www.isocfoundation.org/resources/grantee-eligibility/. Todos os candidatos devem garantir que atendem a esses requisitos básicos. Grupos sub-representados no mundo da pesquisa são altamente encorajados a se inscrever.

 

Data de envio da proposta:

Chamada contínua. As inscrições estão abertas desde 1º de setembro de 2020 e não há um prazo final estipulado. O processo de inscrição ocorre em quatro etapas, desde a declaração de interesse até a contemplação do recurso, podendo levar até 3 meses esse processo.

 

Acesse:

https://www.isocfoundation.org/grant-programme/research-grant-programme/


 

ORANGE TULIP SCHOLARSHIP BRAZIL

 

 

Caracterização geral da proposta:

O Orange Tulip Scholarship Brazil é um programa que consiste em bolsas (integrais ou parciais) sobre o valor da anuidade (tuition fee), e em alguns casos cobre outros custos (ex.: custos com visto e seguro). O programa abrange cursos de bacharelado completo, último ano da graduação, MBA e mestrado completo, em diversas áreas de estudo. Todas as bolsas são para cursos totalmente ministrados em inglês e de qualidade internacionalmente reconhecida.

 

Elegibilidade:

Para se candidatar ao programa Orange Tulip Scholarship Brazil, os seguintes requisitos devem ser cumpridos:

  • Possuir a cidadania brasileira (candidaturas feitas com cidadania europeia não serão consideradas válidas);
  • Ter excelente desempenho acadêmico;
  • Ter obtido o grau necessário para cursar o programa desejado (bacharelado requer diploma de ensino médio; mestrado requer diploma de bacharelado);
  • Não estar atualmente estudando ou trabalhando na Holanda;
  • Ter fluência escrita e oral em inglês (certificado de proficiência será exigido);
  • Estar atualmente no processo de admissão ou já ter sido admitido em alguma(s) instituição (instituições) de ensino superior holandesa(s) participantes do programa.
  • Cartas de referência (Mestrados e MBAs - verificar no detalhamento da bolsa de seu interesse a quantidade de recomendações requeridas).
  • Cópia autenticada do passaporte (apenas página com dados pessoais: nome, data e local de nascimento, e data de validade).
  • Requisitos e candidaturahttps://www.nesobrazil.org/bolsas-de-estudo/orange-tulip-scholarship/requisitos-para-candidatura

 

Data de envio da proposta:

Para informações detalhadas dos prazos de inscrição, consulte o cronograma das universidades holandesas disponível em:  https://www.nesobrazil.org/bolsas-de-estudo/orange-tulip-scholarship/cronograma

 

Acesse:

Universidades Participantes - Orange Tulip Scholarship 2020 - 2021

https://www.nesobrazil.org/bolsas-de-estudo/orange-tulip-scholarship/universitiesotsfolderoculto/universidades-participantes-orange-tulip-scholarship-2019


 

FREE RIVERS FUND

 

 

Caracterização geral da proposta:

O Free Rivers Fund (FRF) apoia iniciativas e ações em defesa de rios de curso livre. Em parceria com a indústria de paddlesports, o FRF oferece subsídios para grupos de ativistas e conservacionistas que se comprometem com a proteção dos rios. O Free Rivers Fund visa apoiar as iniciativas que precisam de financiamento com maior urgência. O valor total disponibilizado depende do volume de projetos recebidos e geralmente está entre 1000 € e 2000 €. O foco do fundo é apoiar demandas de forma rápida e com menos burocracia.

 

Elegibilidade:

Para se candidatar a um subsídio do Free Rivers Fund, o candidato só precisa de um rio, um projeto e um plano de como o dinheiro será usado para ajudar o fluxo livre dos rios. O participante não precisa ser uma organização sem fins lucrativos registrada, mas deve ter um plano claro ou já estar atuando para proteger os rios de alguma forma. Pode ser uma ação para desobstruir rios (removendo estruturas existentes que impedem um fluxo natural no leito de um rio, transporte natural de sedimentos e barreiras para peixes migratórios), ou pessoas engajadas na preservação de rios de fluxo livre (prevenindo a construção de novas barragens ou projetos hidrelétricos). O Free Rivers Fund não pode e não distribuirá dinheiro diretamente aos donatários

 

Data de envio da proposta:

Chamada contínua. As inscrições estão abertas todos os anos a partir de outubro. Para se inscrever, é preciso acessar o formulário de inscrição pelo endereço:

https://freerivers.org/wp-content/uploads/2021/01/frf_application_form_2021.pdf

 

Acesse:

https://freerivers.org/wp-content/uploads/2018/09/info_for_applicants_and_grantees.pdf

https://freerivers.org/apply/regular-grant/


 

TEACHING HUMAN RIGHTS FELLOWSHIP – ENSINO EM DIREITOS HUMANOS

 

 

Caracterização geral da proposta:

Os Bolsistas de Ensino em Direitos Humanos constituem líderes comunitários em direitos humanos. Os bolsitas selecionados deverão organizar sessões presenciais ou virtuais com grupos de pelo menos 10 pessoas para aprender e discutir sobre direitos humanos. Os participantes serão reconhecidos publicamente pelo The Human Projects, ter oportunidades de interagir com colegas atuais e anteriores, compartilhar suas experiências em direitos humanos por meio de postagens em blog, aquisições de mídia social e recursos de mídia social, ter acesso a todos os materiais educacionais e de organização da comunidade do The Human Projects e receber um certificado virtual de reconhecimento após a conclusão bem-sucedida das responsabilidades da bolsa. Esta bolsa é gratuita para os participantes e não requer nenhuma viagem para participar.

 

Elegibilidade:

Pessoas de todo o mundo podem se candidatar à bolsa.

 

Data de envio da proposta:

Chamada contínua.

 

Acesse:

https://www.thehumanprojects.com/thr-fellow-application-page

https://www.thehumanprojects.com/


 

CONSULADO DO JAPÃO - ASSISTÊNCIA PARA PROJETOS COMUNITÁRIOS E DE SEGURANÇA DO SER HUMANO

 

Caracterização geral da proposta:

A Assistência para Projetos Comunitários e de Segurança do Ser Humano (APC) é um programa concebido para apoiar demandas de naturezas distintas dos países em desenvolvimento. Este tipo de cooperação econômica destina-se a projetos de pequeno porte encaminhados por governos locais, órgãos/entidades educacionais e de saúde e ONGs (organizações não governamentais e sem fins lucrativos). A coordenação do processo de cooperação fica a cargo das missões diplomáticas do Japão (Embaixadas e Consulados) sediados nos países em desenvolvimento, devido ao seu conhecimento acurado por parte de tais missões sobre a situação do país onde desempenham suas funções. A ajuda financeira tem como teto 10 milhões de ienes por projeto (aproximadamente US$ 90.000, no caso de US$1,00 = ¥110), mas tem conquistado excelente reputação visto que proporciona auxílio que beneficia diretamente a comunidade necessitada.

 

Elegibilidade:

Estão qualificadas para se candidatarem a este programa as organizações sem fins lucrativos, desde que desenvolvam atividades de desenvolvimento socioeconômico junto à comunidade. São, portanto, beneficiários em potencial: ONGs de qualquer nacionalidade, governos locais, entidades de atendimento básico em educação e saúde. As informações especificas sobre as áreas cobertas pelo programa e sobre o processo de seleção podem ser acessadas em: https://www.sp.br.emb-japan.go.jp/itpr_pt/apc.html#docs

 

Data de envio da proposta:

Chamada contínua.

 

Acesse:

https://www.sp.br.emb-japan.go.jp/itpr_pt/apc.html#intro


 

PROGRAMA DE BOLSAS PARA JOVENS PROFESSORES E PESQUISADORES DE UNIVERSIDADES DA AMÉRICA LATINA

 

Caracterização geral da proposta:

O Programa de Bolsas do Grupo Coimbra para Jovens Professores e Investigadores de Universidades Latino-Americanas foi lançado pela primeira vez em Janeiro de 2004. Esta iniciativa, que oferece bolsas para financiar visitas de investigação de curta duração, visa favorecer a mobilidade e o intercâmbio acadêmico entre as duas regiões, Europa e América Latina. O Grupo Coimbra é uma associação de 41 universidades europeias e, este convite à apresentação de candidaturas a bolsas de visita de investigação, é uma das formas de apoio aos intercâmbios. Participa da edição 2121/2022 do programa de bolsas as seguintes universidades do Grupo Coimbra:

https://www.coimbra-group.eu/wp-content/uploads/CALL-LA-2021-brochure-1-1.pdf

 

Elegibilidade:

  • Os candidatos devem atualmente residirem em um país latino-americano. Candidatos que já vivem e/ou estudam na Europa não podem se candidatar.
  • Ter um diploma universitário ou equivalente.
  • Estar vinculado como professor ou pesquisador a uma universidade latino-americana reconhecida como tal pelas autoridades do país.
  • Para o processo de candidatura eletrônica apenas será aceita uma única inscrição por candidato.
  • Para o envio online é necessário enviar online uma Carta de Aceite ou email do tutor parceiro com quem o programa de trabalho será realizado na instituição anfitriã. Esse documento é obrigatório.
  • Ter nascido após 01 de janeiro de 1981.
  • Os candidatos previamente selecionados podem se inscrever para uma segunda bolsa, mas não serão priorizados.
  • As inscrições devem ser enviadas em inglês, ou em espanhol, quando direcionadas as Universidades de Granada, Salamanca e Barcelona, e em Português se direcionadas as Universidades de Coimbra. Nenhum outro idioma será aceito.
  • Critérios disponíveis em: https://www.coimbra-group.eu/wp-content/uploads/CALL-LA-2021-brochure-1-1.pdf

 

Data de envio da proposta:

A inscrição online está disponível até 16 de abril de 2021, à meia noite (horário de Bruxelas), no site do Grupo Coimbra.

Acesse:

https://www.coimbra-group.eu/scholarships/latin-america-la/

https://www.coimbra-group.eu/wp-content/uploads/CALL-LA-2021-brochure-1-1.pdf

 


 

 RESEARCH GROUP LINKAGE PROGRAMME - HUMBOLDT RESEARCH FELLOWSHIP

 

Caracterização geral da proposta:

A Research Group Linkage Programme visa apoiar relações acadêmicas internacionais através da Humboldt Research Fellowship. Esta proposta tem por objetivo oferecer apoio financeiro para pós-graduandos e cientistas experientes de todas as nações e áreas temáticas em projetos de pesquisa na Alemanha. Como bolsista, os participantes podem se beneficiar de financiamento individual e realizar seu projeto de pesquisa pessoal (independentemente de sua área de estudo) em vários estágios de sua carreira – em cooperação com anfitriões de uma instituição de pesquisa de sua escolha na Alemanha. Os anfitriões também podem se inscrever para uma bolsa de pesquisa. Além do valor da bolsa, o pesquisador receberá apoio pessoal durante o período de financiamento, ter flexibilidade para determinar o início da bolsa, e contar com apoio financeiro adicional para seus familiares, como cônjuge e filhos, bem como ajuda de custos para viagens, seguro saúde, entre outros apoios.

 

Elegibilidade:

  • Não ter cidadania alemã
  • Não ter estado na Alemanha nos últimos 18 meses
  • Um pesquisador de uma instituição científica de sua escolha na Alemanha fornecerá a você uma confirmação por escrito da pesquisa e supervisão e elaborará um parecer detalhado sobre você.
  • Você pode fornecer duas cartas de referência:
  1.  Para pós-graduandos: o orientador de sua tese de doutorado e outro pesquisador (fora de sua instituição) fornecem informações detalhadas sobre suas qualificações;
  2. Cientistas experientes: as cartas de recomendação devem ser elaboradas por importantes parceiros de cooperação, pesquisadores de suas próprias instituições ou, se possível, de instituições de fora de seu país de origem.

 

Data de envio da proposta:

Chamada contínua. O comitê de seleção responsável pela sua inscrição se reúne todos os meses de março, julho e novembro.

 

Acesse:

https://www.humboldt-foundation.de/bewerben/foerderprogramme/humboldt-forschungsstipendium


CLINICAL CANCER RESEARCH GRANT

 

 

Caracterização geral da proposta:

A Fundação Rising Tide para Pesquisa Clínica do Câncer (RTFCCR) anuncia uma oportunidade única de financiamento de ensaios clínicos para pacientes oncológicos geriátricos. O objetivo do programa é reunir especialistas na área com o objetivo de oferecer um impacto significativo na vida dos pacientes, em um período inferior a cinco anos. O tema principal deste programa gira em torno de uma questão central de pesquisa que reúne cinco áreas de interesse (você pode acessar em: https://www.risingtide-foundation.org/clinical-cancer-research/focus-areas). Projetos individuais também podem levar a publicações individuais. O orçamento total para o aspecto de pesquisa clínica do programa é de US $ 2 milhões (5 x US $ 400.000), com um orçamento adicional de US $ 50.000 para a administração do programa. Cada PI deve trazer um co-financiamento mínimo de US $ 400.000 para seu próprio tópico. Para informações mais detalhadas você pode acessar: www.risingtide-foundation.org

 

Elegibilidade:

Organizações acadêmicas e sem fins lucrativos de todo o mundo.

 

Data para envio da proposta:

Chamada contínua. Se o seu projeto atender aos critérios de financiamento, a fundação entrará em contato e enviará um convite para que o candidato envie um pedido de subsídio completo para análise posterior. Se você não tiver certeza sobre a elegibilidade de sua proposta, envie um e-mail para  grant@risingtide-foundation.org  antes de iniciar a inscrição.

 

Acesse:

https://www.risingtide-foundation.org/clinical-cancer-research/grant-application#start

https://www.risingtide-foundation.org/about-us/mission-and-vision