+

Acordos Internacionais

 
O que é um acordo de cooperação internacional?

Um acordo de cooperação é um instrumento que formaliza uma parceria entre a UEM e uma universidade ou instituição internacional.

A partir dele serão viabilizadas ações que contribuem para a internacionalização da universidade. O acordo tem início a partir da iniciativa de um docente ou técnico universitário ou do interesse da própria universidade internacional.

 

Tipos de acordo de cooperação internacional

  • Acordo amplo: funciona como um “guarda-chuva”, nele não está prevista nenhuma atividade específica entre as instituições, apenas a intenção de formalizar um canal de parceria institucional. A partir do acordo amplo, podem ser iniciados acordos específicos de cooperação internacional.
  • Acordo de mobilidade: estabelece as condições e regras para a mobilidade acadêmica entre a UEM e a universidade parceira: número de alunos que poderão realizar a mobilidade, e as condições nas quais ela será realizada. A mobilidade estudantil na UEM é regida pela Resolução 011/2013-CEP.
  • Acordo específico: O acordo específico, por sua vez, é relativo a algum projeto, edital, ação, ou similar, que como o nome indica, são específicas e envolvem um plano de trabalho e atividades direcionadas a algum fim.

 


 Acesse a lista de Acordos Internacionais vigentes aqui.


Como iniciar um acordo de cooperação internacional?

A partir do planejamento estratégico do ECI (2018-2022), foram realizadas algumas mudanças na tramitação dos acordos internacionais na UEM. 

Buscando otimizar o processo e priorizar parcerias mais efetivas, agora temos novas etapas na solicitação de um novo acordo de cooperação internacional.

Lembramos que a solicitação só pode partir de um professor ou técnico da UEM, que deverá encaminhar o formulário de solicitação devidamente preenchido e assinado para o email agreement@uem.br.

Veja na imagem abaixo:

 

 

Para dúvidas e/ou mais informações, entre em contato com o setor pelo e-mail agreement@uem.br!